logo
blog-1

Amaxofobia - Descubra a fobia da condução!


Sabia que existe uma fobia caracterizada pelo medo inexplicável de conduzir?

A amaxofobia vai além de um receio casual…é sim uma sensação de receio intensa que pode ter sintomas psicológicos e físicos, capazes de impossibilitar a condução. Saiba tudo!

A amaxofobia caracteriza-se por um medo inexplicável de conduzir ou usar veículos. Geralmente, a imagem que as pessoas que padecem desta fobia têm das viaturas, é que estão perante máquinas imprevisíveis e incontroláveis. 

No entanto, as próprias situação de trânsito podem também causar desconforto, sendo vistas como ameaçadoras.


Quais são os principais sintomas da amaxofobia?

Os sintomas desta fobia variam relativamente à severidade e consoante a pessoa afetada, podendo ser físicos e psicológicos. Sintomas físicos típicos são taquicardia, hiperventilação, tensão muscular, tremores, entre outros. 

A nível psicológico esta fobia está associada, por exemplo, a pensamentos desmedidos sobre acidentes ou uma possível perda de controlo, desconforto, vontade de fuga e medo por antecipação à situação de condução. 

Em alguns casos, a amaxofobia leva a pessoa afetada a evitar situações em que tenha de conduzir ou de se deslocar de carro, implicando uma perda de mobilidade e de qualidade de vida. 

As causas da amaxofobia são também variáveis, porém algumas pessoas que padecem deste problema, relatam que eventos como acidentes de trânsito traumáticos e stress na vida profissional ou pessoal, acabaram por despoletar esta fobia.


Como superar o medo desmedido de conduzir?

Embora as fobias precisem de um acompanhamento terapêutico profissional e personalizado, há alguns métodos que podem ser úteis para melhorar a condição das pessoas afetadas, tais como: 

  1. Acompanhamento psicológico para observação pessoal e discussão dos seus medos e receios, aprendendo técnicas que atenuam os sintomas físicos que surgem devido à fobia; 
  2. Treino de condução acompanhado por um instrutor de condução, o que melhora a sensação de segurança e minimiza situações de perigo; 
  3. Treino de condução em realidade virtual, o que permite o confronto com situações específicas de receio, porém num ambiente seguro; 
  4. Condução do dia-a-dia, sozinho ou acompanhado, integrando regularmente situações de receio. Este treino ajuda a relativizar estas situações, permitindo, aos poucos, ganhar confiança na condução.



Conhecia o termo “amaxofobia”? Conhece alguém com esta condição? Ressalvamos que, todos nós, podemos ter situações na estrada que podem induzir sintomas psicológicos ou físicos semelhantes a esta fobia. Como tal, deve manter-se atento à forma como se sente na condução e, se necessário, procurar ajuda especializada.

A Insparedes deseja-lhe Boas Viagens!


Aceder à fonte da notícia